quarta-feira, 28 de março de 2012

Sexo Mentiras e Feminismo 02 - Circuncisão versus Opção



Como foi definido pela Organização Nacional Africana de Centros de Informação e Pesquisa para a Circuncisão (NOCIRC), a circuncisão é a remoção cirúrgica (corte) da pele que normalmente cobre a glande (cabeça) do pénis.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Sexo Mentiras e Feminismo 01 - Narcisismo Feminista e Poder Político



Este capítulo apresenta alguns dos conceitos chave deste livro – conceitos que serão exemplificados e explicados repetidamente, em vários contextos, e em mais detalhe nos capítulos seguintes. Alguns leitores poderão achar que em certas alturas há uma repetição desnecessária, mas não me desculpo por isso. O artigo“Decisions, Decisions” (New Scientist, 4 September 1999) explica porque é que as pessoas frequentemente utilizam estratégias de decisão, incluindo a estratégia de preferir o que é conhecido e familiar em vez do desconhecido. Isto dá respeitabilidade científica à suposição dos publicitários de que a repetição torna algumas ideias familiares e credíveis. As feministas têm-nos ensinado as suas ideias através da constante repetição dos seus dogmas. Como professor, não posso fazer mais que prestar-lhes homenagem à sua inteligência política, fazendo eu próprio um pouco de repetição. No seu artigo, “The Women Are At Fault” Matthias Matussek refere-se às mulheres modernas como “tagarelas excitadas com conversas femininas de autopromoção”(1). Pergunta ele, “Porque estão elas constantemente sentadas frente ao espelho da Branca-de-Neve tranquilizando-se de que são as mais bonitas, as mais espertas e as mais corajosas?” e sugere ”a atitude narcisística de se colocarem ao espelho, com toda a sua patetice, faz parte do seu papel de mulheres modernas, ao qual se sentem incapazes de escapar.”

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sexo Mentiras e Feminismo 00 - O que é "Feminismo"




Rendall (The Origins of Modern Feminism: Women in Britain, France and the United States, 1780-1860, London:Macmillan, 1985) determinou que a palavra “feminismo” foi usada pela primeira vez em 1894. É derivada da palavra francesa “feminisme” que, aparentemente, foi inventada pelo Socialista Utópico Francês, Charles Fourier.

Tentarei dar uma definição de Feminismo que contemple todos os “feminismos” mencionados neste livro e, talvez, não só. As feministas, parecem ter alguma dificuldade em definir Feminismo. Esta dificuldade provém, em grande parte, do facto de estas terem conquistado as sociedades ocidentais de forma tal, que restaram poucos não-feministas com os quais possam contrastar.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Sexo Mentiras e Feminismo - Introdução



No dia 13 de Outubro de 2001, num programa noticioso da televisão portuguesa (Manuela Moura Guedes, Jornal Nacional, TVI) sobre um marido que assassinou a sua esposa, falava em “um assassinato que começou por uma discussão por um prato de arroz!”. A nossa sociedade ocidental está tão embebida neste espírito feminista, ou feminazista, que das pessoas que estavam comigo, ninguém notou a tendenciosidade desta notícia, ficando todos muito indignados por um assassinato “por um prato de arroz”. Na minha opinião um assassinato é sempre um crime condenável, mas não importará ao julgar este marido, saber até que ponto teria chegado a provocação ou agressividade da mulher na discussão que, segundo Manuela Moura Guedes, “começou com um prato de arroz”? e se tivesse sido a mulher que assassinasse o marido devido a uma discussão iniciada por um prato de arroz? Certamente a maioria dos espectadores teria pensado que esta agiu em legítima defesa ou devido à pressão de provocações.